Você está aqui
Home > Outros > Curiosidades > Nissan GT-R A Mais de 240 km/h Em Silverstone Através De Uma Playstation

Nissan GT-R A Mais de 240 km/h Em Silverstone Através De Uma Playstation

 

A Nissan GB (Reino Unido) e a Sony Interactive Entertainment Europe colaboraram recentemente para criar o automóvel a controlo remoto para os ‘videogamers’, o Nissan GT-R /C.

Para celebrar a apresentação do Gran Turismo Sport, jogo que estará à venda na Europa a 18 de Outubro e que celebra os 20 anos de colaboração entre a Nissan e o título Gran Turismo, o importador da marca para o Reino Unido, em colaboração com a Sony Interactive Entertainment Europe, criou um protótipo único, modificando um Nissan GT-R para poder ser controlado e conduzido remotamente, através de um comando Dual Shock 4 da Playstation.

O GT-R /C foi desenhado no Reino Unido pela JLB Design, usando como base um R35 V6 de 542 cv de 2011, com especificações de série. Este carro é do mesmo ano em que Mardenborough venceu a GT Academy, O carro incorpora 4 robots que controlam a direção, transmissão, travões e acelerador. Seis computadores, instalados na bagageira, atualizam os controlos 100 vezes por segundo. O comando Dual Shock 4 (sem ser modificado), conectou-se a um microcomputador que interpreta os sinais do joystick e dos botões, transmitindo-os aos sistemas inegrados do GT-R /C, através de um comando sem fios com um alcance de 1 km.

Tocar um botão ou mover o joystick uns milímetros é o suficiente para libertar todo o poder do GT-R movido a controlo remoto e capaz de atingir os 315 km/h, sem que nada se sinta ao volante (comando).

Jann Mardenborough, piloto oficial Nismo, espremeu o Nissan GT-R /C em Silverstone, controlando o veículo a partir da cabina de um helicóptero Robson R44 Raven II, com autorização especial para voar a muito baixa altura. O piloto britânico foi um dos vencedores mais bem sucedidos da iniciativa GT Academy, programa revolucionário da Nissan para descobrir e desenvolver novos talentos. De todos os pilotos que saíram da Academy, optou-se por escolher Mardenborough para ser o primeiro a guiar o GT-R /C, por ser um talento sem igual, tanto no jogo como no automobilismo na vida real.

Durante a volta mais rápida de Mardenborough (1m17.47s), o Nissan GT-R /C conseguiu uma velocidade média de 122 km/h e máxima de 210 km/h, quando a média do circuito de 2,6 km é de 134 km/h. De referir que, para ajudar Mardenborough a controlar a velocidade do veículo nas curvas, instalou-se um sensor de velocidade Racelogic V-BOX Motorsport, de modo a que a informação da velocidade pudesse ser transmitida através de um painel LCD, situado na cabine do helicóptero.

Este GT-R /C contava ainda com dois sistemas de segurança independentes, a funcionarem em diferentes frequências de rádio, o que permitia a dois operadores adicionais ativar os travões ABS e desligar o motor, no caso do piloto perder, total ou parcialmente, o controlo do veículo.

“Isto foi algo verdadeiramente épico e único na minha vida”, disse Jann. “O GT-R /C uniu os meus dois mundos – o virtual dos videojogos e o real do desporto motorizado – de uma forma que nunca achei fosse possível. A resposta do automóvel com o comando Dual Shock 4 foi muito mais real que alguma vez imaginei. A JLB Design realizou um trabalho incrível para que o carro respondesse sempre bem aos comandos.

A direção, a aceleração, a travagem, foi tudo muito bem configurado, permitindo uma aplicação controlada, realmente conseguia sentir as curva e manter o carro em aceleração controlada nas retas. Esta foi uma experiência inesquecível. Isto sim, é inovar!” 

Fotos: Oficiais/Nissan GB

Nissan_PS_2
Nissan_PS_3
Nissan_PS_4
Nissan_PS_5
Nissan_PS_6

 

Facebook
Twitter
Youtube

 

Artigos Semelhantes

Top